Como criar um aplicativo na Meta para integrar o Chat Corp com o Facebook e Instagram
Configuração disponível somente para Revendedores com domínio personalizado ativo.
Esta integração está disponível a partir do plano Gold!
Neste guia, você aprenderá como integrar ambas as plataformas e configurar um aplicativo na Meta para gerenciar suas interações com ainda mais praticidade.
O Messenger from Meta é um serviço de mensagens que permite que a Página do Facebook ou a conta profissional do Instagram de uma empresa responda às pessoas interessadas nas suas redes sociais, ou empresa. Essas conversas devem ser iniciadas pela pessoa.
Requisitos mínimos:
- ✅ Conta ativa no Facebook como desenvolvedor.
- ✅ Página comercial no Facebook.
- ✅ O usuário que criar o aplicativo, precisa ter acesso à página do Facebook.
- ✅ Conta profissional válida no Instagram.
Criando aplicativo
Para integrar o Chat Corp ao Facebook, você precisará primeiro criar um aplicativo na Meta, para isso acesso o portal do desenvolvedor do Facebook e clique em “Criar aplicativo”.
(Caso sua conta não for de desenvolvedor, será solicitado a migração nesta tela)
Selecione a opção Outro e clique em Avançar.
Escolha Negócios como tipo de aplicativo e prossiga.
Preencha o nome do aplicativo e um e-mail de contato, em seguida clique em Criar aplicativo. Será solicitado inserir sua senha para confirmação.
Após criar o aplicativo, vá em Configurações > Básico e insira a URL da sua política de privacidade e termos de uso nos campos indicados. Escolha a categoria do aplicativo. Salve as alterações.
Configurando o Aplicativo
Após criar o aplicativo, no menu 'Painel' do aplicativo, vá até a seção Produtos role a página até o fim e selecione Login do Facebook para Empresas. Em seguida, clique em Configurar.
Na tela de configuração, em 'Configuração de OAuth do cliente' mantenha as opções conforme a imagem abaixo.
No painel do Chat Corp, vá até o menu 'Revendas > White Label' e selecione a aba Avançado. Copie o Callback App.
Cole a URI em 'URI de redirecionamento do OAuth Válidos' clique em salvar alterações.
Ainda no portal do desenvolvedor, clique em 'Configurações do app > Básico' copie o ID do aplicativo e a Chave Secreta do aplicativo clicando em mostrar (Será solicitado sua senha).
Volte ao painel do Chat Corp e cole essas informações do nos campos App ID e App Secret, ative a chave indicado pela seta e salve.
Configurando a API do Messenger
Clique no menu 'Painel' e em 'Messenger' clique em configurar.
No item 1, clique em 'Configure'.
Acesse o painel Web do Chat Corp em 'Revenda > White Label' e selecione a aba Avançado. Copie o Callback Facebook Messenger e o Token de verificação.
Volte ao portal do desenvolvedor do Facebook e cole a URL de callback no campo URL de retorno de chamada e insira o token de verificação no campo Token de verificação. Clique em Verificar e salvar.
Configurações do Instagram
No menu 'Messenger > Configurações do Instagram' no campo 'Webhooks' clique em 'Adicionar URL de retorno'.
Acesse o painel Web do Chat Corp em 'Revenda > White Label' e selecione a aba Avançado. Copie o Callback Instagram Messenger e o Token de verificação.
No portal do desenvolvedor cole a URL de callback no campo URL de retorno de chamada e insira o token de verificação no campo Token de verificação. Clique em Verificar e salvar.
Ainda na mesma página, no campo Webhooks clique em 'Editar assinaturas'.
Marques todas as opções e clique em salvar.
Análise do Aplicativo
Antes de colocar seu aplicativo para seus clientes utilizarem, é necessário solicitar acesso avançado de algumas permissões a Meta. Consulte a Documentação oficial para verificar seu aplicativo e obter acesso às permissões avançadas:
public_profile
business_asset_user_profile_acess
pages_manage_metadata
pages_show_list
pages_messaging
instagram_manage_messages
instagram_basic
business_management
Abaixo, vamos deixar um exemplo de como deve ser descrito as permissões e também como deve ser a instrução de teste passado para a Meta.
Descrição de permissões e Instrução de teste para Meta - Aplicativo
Após a aprovação, as mensagens do Facebook serão centralizadas no Chat Corp, permitindo um atendimento mais eficiente.