Como criar um aplicativo na Meta para integrar o Chat Corp com o Facebook e Instagram

Aprenda o passo a passo para otimizar o atendimento ao cliente conectando o Chat Corp à sua página no Facebook.

Configuração disponível somente para Revendedores com domínio personalizado ativo.  


Esta integração está disponível a partir do plano Gold!  


Neste guia, você aprenderá como integrar ambas as plataformas e configurar um aplicativo na Meta para gerenciar suas interações com ainda mais praticidade.

O Messenger from Meta é um serviço de mensagens que permite que a Página do Facebook ou a conta profissional do Instagram de uma empresa responda às pessoas interessadas nas suas redes sociais, ou empresa. Essas conversas devem ser iniciadas pela pessoa.

Requisitos mínimos:

  • ✅ Conta ativa no Facebook como desenvolvedor.
  • ✅ Página comercial no Facebook.
  • ✅ O usuário que criar o aplicativo, precisa ter acesso à página do Facebook.
  • ✅ Conta profissional válida no Instagram.

Criando aplicativo

Para integrar o Chat Corp ao Facebook, você precisará primeiro criar um aplicativo na Meta, para isso acesso o portal do desenvolvedor do Facebook e clique em “Criar aplicativo”. 

(Caso sua conta não for de desenvolvedor, será solicitado a migração nesta tela)

Selecione a opção Outro e clique em Avançar.

Escolha Negócios como tipo de aplicativo e prossiga.

Preencha o nome do aplicativo e um e-mail de contato, em seguida clique em Criar aplicativo. Será solicitado inserir sua senha para confirmação.

Após criar o aplicativo, vá em Configurações > Básico e insira a URL da sua política de privacidade e termos de uso nos campos indicados. Escolha a categoria do aplicativo. Salve as alterações.

Configurando o Aplicativo

Após criar o aplicativo, no menu 'Painel' do aplicativo, vá até a seção Produtos role a página até o fim e selecione Login do Facebook para Empresas. Em seguida, clique em Configurar.

Na tela de configuração, em 'Configuração de OAuth do cliente' mantenha as opções conforme a imagem abaixo. 

No painel do Chat Corp, vá até o menu 'Revendas > White Label' e selecione a aba Avançado. Copie o Callback App.

Cole a URI em 'URI de redirecionamento do OAuth Válidos' clique em salvar alterações.

Ainda no portal do desenvolvedor, clique em 'Configurações do app > Básico' copie o ID do aplicativo e a Chave Secreta do aplicativo clicando em mostrar (Será solicitado sua senha).

Volte ao painel do Chat Corp e cole essas informações do nos campos App ID e App Secret, ative a chave indicado pela seta e salve. 

Configurando a API do Messenger

Clique no menu 'Painel' e em 'Messenger' clique em configurar.

No item 1, clique em 'Configure'.

Acesse o painel Web do Chat Corp em 'Revenda > White Label' e selecione a aba Avançado. Copie o Callback Facebook Messenger e o Token de verificação

Volte ao portal do desenvolvedor do Facebook e cole a URL de callback no campo URL de retorno de chamada e insira o token de verificação no campo Token de verificação. Clique em Verificar e salvar.

Configurações do Instagram

No menu 'Messenger > Configurações do Instagram' no campo 'Webhooks' clique em 'Adicionar URL de retorno'.

Acesse o painel Web do Chat Corp em 'Revenda > White Label' e selecione a aba Avançado. Copie o Callback Instagram Messenger e o Token de verificação

No portal do desenvolvedor cole a URL de callback no campo URL de retorno de chamada e insira o token de verificação no campo Token de verificação. Clique em Verificar e salvar.

Ainda na mesma página, no campo Webhooks clique em 'Editar assinaturas'. 

Marques todas as opções e clique em salvar.

Análise do Aplicativo

Antes de colocar seu aplicativo para seus clientes utilizarem, é necessário solicitar acesso avançado de algumas permissões a Meta. Consulte a Documentação oficial para verificar seu aplicativo e obter acesso às permissões avançadas:

  • public_profile
  • business_asset_user_profile_acess
  • pages_manage_metadata
  • pages_show_list
  • pages_messaging
  • instagram_manage_messages
  • instagram_basic
  • business_management

Abaixo, vamos deixar um exemplo de como deve ser descrito as permissões e também como deve ser a instrução de teste passado para a Meta.

Descrição de permissões e Instrução de teste para Meta - Aplicativo

Após a aprovação, as mensagens do Facebook serão centralizadas no Chat Corp, permitindo um atendimento mais eficiente.

 

Este artigo foi útil?