🚨 Este material não substitui a documentação da API do Chat Corp, é apenas um material de apoio!
Para utilizar os templates para envio através da API é necessário que já tenham sido criados e estejam com status "aprovado". Se ainda não sabe como criar um, temos um material explicando, veja clicando aqui.
Você pode vincular um atendente, setor e horário para o envio de um template, utilizando os parâmetros userId
, queueId
e hourId
. Esses parâmetros são opcionais e você pode usar qualquer combinação conforme necessário.
Se o seu template tiver mais de uma variável, é necessário passar os valores em parameters
na ordem das variáveis do template.
(Este recurso é ideal para quem utiliza a API para envios automatizados e desejam que o atendimento continue no Chat Corp, para isso utilize o parâmetro autoCloseChat
com valor false
)
Exemplo de template:
Corpo da requisição json
{
"number": "{{SEND_NUMBER}}",
"templateId": 12345,
"parameters": ["Juice da silva", "Joyce da silva"]
"autoCloseChat": false,
"queueId": 6789,
"hourId": 2,
"userId": 123
}
No WhatsApp
Para o envio de Templates Dinâmicos, é necessário que o arquivo esteja hospedado em nuvem e que o link do arquivo ou de download seja convertido para código base64. Informe esse texto em parameters
para cada botão que terá o arquivo.
Corpo da requisição json
{
"number": "{{SEND_NUMBER}}",
"templateId": 12345,
"parameters": ["código_base64_do_arquivo","código_base64_do_arquivo"],
"autoCloseChat": false,
"queueId": 6789,
"hourId": 1,
"userId": 123
}
No WhatsApp
Para envio de mensagens livres com a integração WhatsApp Business API Oficial, é permitido apenas se houver uma sessão aberta de 24 horas.
Nas mensagens livres, não é possível agendar horário; isso é permitido apenas para envios de templates. Mesmo que use o parâmetro de horário, ele será ignorado e a mensagem será enviada imediatamente.
Envio de arquivos do tipo documento com WhatsApp Business API Oficial, se adicionar uma legenda, o texto não será recebido pelo contato, esta limitação é da própria Meta e não da API do Chat Corp.
Ex:
O WhatsApp pode ter limitações de tamanho no envio de arquivos e mídias. Consulte a documentação oficial do WhatsApp para verificar se o arquivo que você está tentando enviar está de acordo com os tamanhos aceitos por eles.