Procedimentos para realizar a Integração com WhatsApp Business API (API Oficial do WhatsApp)
Verifique informações importantes sobre o WhatsApp Business API Oficial clicando aqui
Utilizar o WhatsApp Business API Oficial, garante o pronto atendimento aos seus clientes, mantendo a estabilidade e segurança dos dados. Unido ao Chat Corp, você vai ter a melhor gestão e otimização do seu atendimento.
Abaixo vamos mostrar os passos iniciais para realizar o cadastro no Gerenciador de Negócios do Facebook (Meta Business Suite), para seguir com o uso da API Oficial do WhatsApp.
Pré-requisitos para solicitar o WhatsApp Business API
- ✅ Possuir um cadastro no Facebook (🌐crie o seu perfil)
- ✅ Possuir um site com o seu domínio, exemplo: https://nomedasuaempresa.com.br
- ✅ Possuir e-mail corporativo, exemplo: seunome@nomedasuaempresa.com.br
- ❎ Caso utilize o aplicativo WhatsApp ou WhatsApp Business, é obrigatório realizar a exclusão da conta WhatsApp.
(Todo o histórico de conversas, arquivos, configurações e perfil que tiver na conta atual, serão perdidos, mas poderá conversar normalmente assim que ativar a sua conta no WhatsApp Business API. Caso queira manter um backup do histórico acesse nosso material sobre clicando aqui.)
Iniciando configuração:
1. Acesse o link: 🌐 https://business.facebook.com/
2. Ao carregar a tela, você verá dois botões: Entrar e Criar conta.
Se você estiver usando um computador que não está logado com o seu cadastro do Facebook, será preciso fazer o login para continuar. Se o seu perfil do Facebook estiver logado no navegador, esse botão não irá aparecer. Nesse caso, basta clicar em "Criar conta".
3. Abrirá uma janela onde você deverá cadastrar o Nome da sua conta empresarial.
4. Na próxima janela, inserir o seu nome e e-mail comercial. Ao concluir, clicar no botão "Criar".
IMPORTANTE: O Facebook pode limitar a criação de um perfil no Gerenciador de Negócios caso o seu cadastro do Facebook seja muito recente. Nessa situação aguarde algumas horas para que a conta se torne autorizada.
5. Em seguida, caso você tenha contas do Instagram ou Páginas do Facebook disponíveis, poderá reivindicá-las nessa página. Se não, basta clicar em "Avançar".
6. Caso queira, será possível adicionar mais pessoas para administrar a conta empresarial, incluindo o e-mail no campo indicado. Se não, basta clicar em "Avançar".
7. Por fim, você irá verificar se as informações estão corretas. Em caso positivo, clicar em "Confirmar".
Valide o Gerenciador acessando a sua caixa de entrada do e-mail cadastrado, abra o e-mail recebido e clique no link enviado pelo Facebook.
Para finalizar, mantenha atualizado as Informações da empresa, dessa forma, você pode solicitar para o Facebook realizar a verificação da empresa ("Ver Detalhes" no Passo 2 da imagem abaixo).
A verificação é extremamente importante, pois ela permite que a empresa inicie a partir de 1.000 conversas com clientes únicos no período de 24 horas, podendo aumentar a quantidade conforme o status, classificação de qualidade do número e frequência que inicia conversas.
Caso não seja verificado, você ainda consegue utilizar normalmente, porém, será limitado a 250 conversas iniciadas pela empresa no período de 24 horas.
Para mais informações sobre a verificação e como consegui-la, clique aqui.
Pronto, feito os procedimentos e seguindo os pré-requisitos, sua conta foi criada com sucesso, agora entre em contato com time de suporte para ser dado sequência.🙌
Integrando com a API do Whatsapp Business Oficial
Após passar com o suporte, quando for seguir com a integração, nossa equipe vai enviá-lo o link para realizar a integração, nesse momento, será necessário ter o acesso do Facebook já em mãos e também, que o número que será utilizado já esteja desvinculado do aplicativo do WhatsApp.
Acesse o link, os procedimentos seguirão conforme o vídeo abaixo:
Assim que realizado o procedimento a plataforma será validada e será liberada para uso.😀👍
Atenção:
Conforme mostrado no vídeo, quando for realizar a integração com a API Oficial, após já ter desvinculado o número do aplicativo WhatsApp, será necessário realizar a validação do número por ligação ou mensagem, onde será passado um código, nesse momento é necessário que o chip contendo o número esteja em um aparelho para que receba a ligação ou SMS, caso seja um número de telefone fixo ou utilize algum PABX, escolha a opção de ligação e garanta que ao receber a ligação, não esteja utilizando nenhuma URA.
Em caso de dúvidas sobre o material, entre em contato com nosso Time de Suporte pelos canais de atendimento.