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A Mensagem do tipo Chatbot, é um atendimento automático que seu cliente recebe ao selecionar o setor que deseja ser atendido, através da "Mensagem de saudação"!
Com o Chatbot você pode criar automações nos seus atendimentos, quando o contato quer solicitar algo simples, ou em casos mais complexos, já adiantar alguns dados para o atendimento, tornando uma abordagem mais assertiva dos seus atendentes e otimizando o tempo desses atendimentos.
Para realizar a configuração das mensagens de Chatbot, no seu Painel do Chat Corp, você deve seguir até o menu "Mensagens Predefinidas"
Por padrão já vem criada a mensagem dos setores "Financeiro e Comercial" então você pode editá-los clicando no lápis ou então criar novos clicando no "+"
Na nova tela, será possível verificar os campos de configuração, onde é exibido o "Tipo de Mensagem" que será "Chatbot", a "Descrição" que é um nome somente para facilitar a exibição para você, "Tipo de integração" que será "Sem integração", porém você também pode utilizar com nossas integrações disponíveis, e por último a caixa "Setores", onde deve ser inserido o setor que ao cliente selecionar, receberá a mensagem, no exemplo abaixo, usamos o setor Financeiro!
Após configurado as caixas acima, abaixo, ainda na mesma tela, você precisa clicar no "+" com um círculo vermelho.
Após clicar no "+" será exibido novas configurações
É possível configurar para ser um atendimento totalmente automático (mantendo a caixinha ativa) ou, após respondê-las, deixar o cliente na fila para um atendente seguir com o atendimento (desmarcando a caixinha).
O Chatbot não redireciona para outros setores, então o cliente vai ficar na fila do setor configurado na mensagem.
Abaixo da opção de fechar atendimento, é possível visualizar algumas variáveis que podem ser utilizadas na mensagem que será enviada para o cliente, às variáveis azuis são criadas a cada novo passo e trazem o que o cliente responder nesse passo e as roxas são variáveis padrões do sistema (é possível identificar o que ela faz pelo nome da variável)
Exemplo das variáveis azuis: se o cliente responder "boleto" no "Passo 1", ao utilizar essa variável em outros passos vai trazer a mensagem "boleto" durante esse atendimento
Só é possível chamar uma variável de um passo, no passo seguinte, não é possível chamar a variável "Passo 1" no "Passo 1" ou a variável "Passo 8" no "Passo 5" por exemplo!
Ao clicar no botão "+" ao acima da caixa de texto, será criado um novo passo
Ao clicar no ícone "lixeira" será excluído o passo selecionado
Na caixa de texto é possível digitar a pergunta e utilizar as variáveis, clicando na variável que desejar e colando no texto
No exemplo abaixo, utilizei a variável "nome do contato"
Após digitar a pergunta é preciso configurar como o cliente vai respondê-la marcando a caixinha que desejar.
Ao deixar as caixinhas desmarcadas, o Chatbot não vai precisar da resposta do cliente, avançando direto para o próximo passo, geralmente recomendado para última mensagem.
O cliente terá que confirmar se a resposta que ele deu esta correta, selecionando a negação, deverá enviar uma nova resposta, ao selecionar a confirmação, seguirá para o próximo passo.
No campo "Tipo de mensagem", você pode escolher como será exibido as opções de resposta. A opção "Botões" só está disponível para a integração WhatsApp Business API Oficial. Caso não utilize, será exibido em forma de texto.
Ao enviar uma mensagem, o cliente vai avançar para o próximo passo.
Ao enviar uma mensagem o cliente vai selecionar se deseja avançar para o próximo passo, ou vai fazer envio de mais mensagens ainda nesse passo.
Após configurar a mensagem, terá a caixinha "Ativar esta mensagem?" deixe ela ativa para funcionar o Chatbot configurado, se desativar ela, esse Chatbot não enviará mensagem.
Após isso é só clicar no botão "Salvar".
Pronto, sua mensagem predefinida de Chatbot está configurada! 😁🎉
Veja também como configurar mensagem predefinida do tipo:
Mensagem de Saudação - Mensagem do tipo Conclusão